Dra Mariana Neto Silva| Clinica Pediátrica Mamãe Coruja                                                                                                                             
 
Buscar
  • Dra. Mariana Neto Silva

Imunidade

Atualizado: Mar 19


Ao nascer, o bebê é protegido contra as infecções pela imunidade inata, um sistema que protege o corpo de uma forma genérica. À medida que cresce, a criança desenvolve a imunidade adquirida, um sistema de defesa mais complexo, capaz de produzir vários tipos de anticorpos, células e mecanismos de proteção mais específicos.
criança brincando , fortalecendo a imunidade de seu filho

Sistema de Defesa

O corpo possui um sistema de defesa contra agentes causadores de doenças, como vírus, bactérias e fungos. Ao nascer, o bebê é protegido contra as infecções pela imunidade inata, um sistema que protege o corpo de uma forma genérica. À medida que cresce, a criança desenvolve a imunidade adquirida, um sistema de defesa mais complexo, capaz de produzir vários tipos de anticorpos, células e mecanismos de proteção mais específicos.


Durante a gestação, a mãe passa os seus anticorpos para o feto, por meio da placenta e do cordão umbilical. Esse processo continua com a amamentação.


Além de contribuir para o crescimento e desenvolvimento, a alimentação saudável fortalece o sistema imunológico da criança, prevenindo anemia, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes. Os pais devem incentivar seus filhos a consumir frutas, verduras e legumes, oferecendo uma alimentação variada, rica em vitaminas, cálcio, ferro e outros nutrientes importantes para essa fase da vida.


A qualidade do sono tem grande influência na consolidação da imunidade infantil. Durante o descanso, o organismo libera o hormônio do crescimento e produz uma grande quantidade de elementos relacionados à produção de anticorpos. A falta de sono aumenta as substâncias inflamatórias no organismo, prejudicando a ação das células de defesa, encarregadas de combater as infecções.


A melhora do mecanismo de defesa do organismo também está associada à prática regular de atividade física, porque ela promove o aumento dos linfócitos, um dos tipos de células de defesa do organismo, que ajudam na eliminação de microganismos invasores.



Fonte: SBP

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo