Dra Mariana Neto Silva| Clinica Pediátrica Mamãe Coruja                                                                                                                             
 
Buscar
  • Dra. Mariana Neto Silva

Culpa - Chega de culpa? Chega, né?

Atualizado: Mar 19


Culpa na Maternidade. Mesmo sabendo que o ideal de mãe é irreal, muitas mulheres se sentem, em alguma medida, culpadas, sempre pensam que fizeram errado ou que poderiam fazer melhor.
Culpa Materna

Chega de culpa? Chega, né?


Mesmo sabendo que o ideal de mãe é irreal, muitas mulheres se sentem, em alguma medida, culpadas, sempre pensam que fizeram errado ou que poderiam fazer melhor. Seja durante a gestação e parto, na amamentação, na educação, na transmissão de valores, nas escolhas individuais.

.

A culpa é tão invasora que muitas mães, particularmente aquelas que são deprimidas, presumem que é uma parte natural da maternidade, que é algo incontornável atualmente.

.

Muitas mulheres estão se tornando ansiosas e deprimidas porque estão sobrecarregadas e desapontadas. Muitas estão deixando suas vidas serem contaminadas pela culpa porque suas expectativas não podem ser alcançadas, e porque há uma enorme dissonância cognitiva entre o que elas sabem ser o certo para elas e o que elas escutam que é o certo para seus filhos.

.

Hoje há muito acesso à informação, muitas opiniões e muitas opções, deixando as mães completamente perdidas e indecisas. As propagandas a dizem para fazer uma coisa; a sogra tem suas opiniões; seus grupos sociais a encorajam a seguir um rumo completamente diferente e, acima de tudo, a mãe não sabe o que fazer.

.

A gente tem que aprender a viver com ela. O sentimento da mãe é tão intenso que, na nossa ótica, a necessidade dos filhos é muito grande. A necessidade de estar perto, de ter o toque é enorme. E se não estamos lá para cumprir esse papel, vem a culpa.

.

Você não é menos mãe porque não brincou o dia inteiro com os filhos. Precisamos entender que estamos oferecendo a eles o que podemos no momento. Entenda que para que a balança seja equilibrada, você deve oferecer um tempo de. Não importa o quanto seja. Mas quando acontecer, esteja verdadeiramente presente.


: @o_trocatintas

#disciplinapositiva#disciplinapositivabrasil#educarcomapego#apegoseguro#criaçãocomapego#educarcomrespeito#papodemae#love

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo